Te convido:

Vida, profissão, religião, gostos, desgostos...

Caminhada como ensinante e aprendente.

Queres partilhar? Vem junto!!

Críticas, Perguntas, Respostas, Dúvidas...

Esperançar sempre!!



domingo, 25 de janeiro de 2009

DISCURSO NA CÂMARA DE VEREADORES


Senhor Presidente Dr. Goulart, senhoras vereadoras e senhores vereadores, funcionárias e funcionários da Câmara. Estar aqui, hoje, na presença das senhoras e dos senhores é uma alegria imensa. Quero partilhar a caminhada de nossa comunidade em busca do Direito de ter uma Escola de Ensino Médio em nosso Bairro.
Estar na Direção da Escola Estadual Ceará representa um espaço muito grande de minha vida. Espaço que venho preenchendo nessa incessante busca pelo Ensino Médio em nossa Comunidade. Antes de mim muitas outras colegas diretoras já buscavam esse avanço para a comunidade do Bairro Teresópolis. Nestes 5 anos em que estou na Direção, já conquistamos a verba no Orçamento Participativo e não fomos beneficiados, já ganhamos, através de emenda popular no orçamento estadual, a verba para construção do prédio, mas não recebemos o dinheiro, ou seja, nunca estivemos de braços cruzados, parados, esperando receber “de mão beijada”, pelo contrário, a comunidade esteve sempre mobilizada.
Encontramos, nessa casa, pessoas que entenderam a relevância de nossa luta e começaram conosco a travar mais uma batalha. Quero aqui ressalvar a importância dos vereadores da Comissão de Educação, na época sob a presidência do Vereador Adeli Sell, Vereadora Sofia Cavedon e Vereador Sebastião Mello. Vereadores Prof. Garcia e Cassiá que também vêm nos acompanhando. Amigos que entenderam a necessidade de uma Escola de Ensino Médio, em uma comunidade que viu fechar a Escola em que estudou Érico Veríssimo, o saudoso Colégio Cruzeiro do Sul, que tem apenas uma Escola de Ensino Médio, que é particular.
Nossa comunidade tem todo o apoio da Associação Comunitária do Bairro Teresópolis, das sete escolas que serão beneficiadas: As estaduais Ceará, Dr. Victor de Britto, Simões Lopes Neto, Brig. Silva Paes, Baependi, Piauí e a municipal Gabriel Obino.
Em outubro do ano passado, após uma manifestação na avenida Teresópolis, com uma aula pública ministrada pela profª. Wrana Panizzi, o Secretário de Educação, na época, José Fortunatti, foi à reunião na Associação e comprometeu-se a enviar o Processo do Ensino Médio para o Conselho Estadual de Educação e dar todo o apoio da secretaria, através da 1ª CRE, para o que fosse necessário. Dali, formou-se uma comissão para buscarmos eliminar todos os impeditivos que surgissem. Em maio desse ano encaminhamos o Processo, em junho realizamos um encontro com os vereadores Garcia, Sofia, Adeli, Cassiá, o deputado federal Mendes Ribeiro Filho e a atual secretária de educação, profª. Nelsi Müller. Desse encontro ficou o compromisso da secretária em encaminhar o processo para o Conselho Estadual de Educação e dos demais o compromisso de não medir esforços para atender a todas as necessidades físicas para a aprovação do Ensino Médio.
Enfim, é para isso que estou aqui, mais uma vez nessa casa, que sempre nos acolheu e respondeu aos nossos apelos para divulgar nossas ações e pedir sua colaboração:
Precisamos, de alguma forma, fazer com que o Conselho conheça toda a caminhada, entenda as peculiaridades dessa comunidade e as especificidades da Escola Ceará. Precisamos do Laboratório de Ciências químicas, físicas e biológicas, já ganhamos, de um pai da Escola Ceará, a mão de obra para confeccionar as bancadas, agora buscamos recursos para os equipamentos e materiais de construção. Precisamos de 3 estantes para a ampliação da Biblioteca.
No dia 26/8 estaremos realizando um Jantar Dançante no Salão da Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Para que tenham idéia da mobilização: O salão foi cedido gratuitamente pela comunidade paroquial, o jantar será feito pelos casais da paróquia, os comerciantes do bairro estão todos envolvidos com alguma doação. Pais de alunos, ex-alunos, diretoras das escolas, todos correndo! O jornal NOSSOBAIRRO também nos apóia. O objetivo é que tenhamos todos os alimentos doados. Buscamos ainda um prêmio surpresa para uma Ação entre Amigos no próprio jantar.
Paralelamente, estamos com 7 Livros Ouro, um em cada Escola, para captar recursos através de doações de cada comunidade escolar. Ganhamos uma camiseta oficial do Inter e uma do Grêmio para a realização de ação entre amigos - GRENAL DA PAZ - com o mesmo objetivo.
No Livro Ouro, cada doação, independente do valor, tem uma importância que não pode ser medida, pois, cada pessoa terá tido a satisfação de participar da realização de um sonho de, pelo menos, 30 anos, conforme consta nos livros de Atas das reuniões do Círculo de Pais e Mestres da Escola; os Livros serão tombados na Biblioteca para que sirvam de registro de quem participou dessa caminhada.
Infelizmente, na história de nossa cidade, existem muitos casos semelhantes. Bom seria se nossas energias fossem canalizadas para as questões pedagógicas das escolas, por outro lado, os educandos, maiores beneficiados com essa conquista, terão sabido, como lição de cidadania, que é necessário buscar o que se deseja.
Para as pessoas que não têm envolvimento com a educação parece absurdo tanta mobilização para algo que deveria ser obrigação do Estado, para os que não se acomodam e se incomodam com a inércia do Estado, é mais uma forma de mostrar que POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE ACABA POR SER ESCRAVO e que SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA!
Obrigada.

Escola Ceará reivindica implantação do Ensino Médio
Ao ocupar a Tribuna Popular, na sessão ordinária desta quinta-feira (17/8/06), a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ceará, Leila de Almeida Castillo Iabel, solicitou o apoio dos vereadores de Porto Alegre para a implantação do Ensino Médio naquela instituição. “É um direito da comunidade do Teresópolis ter uma escola de Ensino Médio no seu bairro”, disse a diretora. De acordo com Leila, “muitas outras diretoras já tentaram concretizar esse sonho”, mas nunca foram atendidas, apesar de a escola ter participado do Orçamento Participativo e buscado a intermediação de políticos e de pessoas ilustres da comunidade. Leila destacou que os vereadores têm apoiado a reivindicação da Escola e ajudado na intermediação com o Estado. “No entanto, avançamos muito pouco.”A diretora ressaltou ainda que a implantação do ensino médio na Ceará seria benéfica a outras sete escolas do Bairro Teresópolis, cujos alunos, atualmente, precisam procurar vaga para o Ensino Médio em outras comunidades, com dificuldades para deslocamentos e enfrentando problemas de segurança. Lembrou ainda que o então secretário estadual da Educação, José Fortunati, havia se comprometido com a causa, tendo designado, no primeiro semestre deste ano, uma comissão com objetivo de eliminar impeditivos. “Em junho, após reunião com vereadores e outras autoridades, obtivemos compromisso da secretaria de encaminhar o processo para o Conselho Estadual de Educação. Solicitamos, então, que a Câmara novamente nos apóie.”

Em nome de suas bancadas, os vereadores Professor Garcia (PPS), Sofia Cavedon (PT), Cassiá Carpes (PTB), Claudio Sebenelo (PSDB), Neuza Canabarro (PDT) e Bernardino Vendruscolo (PMDB) manifestaram apoio à direção da Escola Ceará e garantiram que continuarão acompanhando as tratativas com o Estado. (Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400))

Nenhum comentário: