Te convido:

Vida, profissão, religião, gostos, desgostos...

Caminhada como ensinante e aprendente.

Queres partilhar? Vem junto!!

Críticas, Perguntas, Respostas, Dúvidas...

Esperançar sempre!!



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O QUE É SER ESPECIAL?

Estou trabalhando no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com as disciplinas de Educação de Física, no ensino médio e Introdução à Educação Especial, no ensino superior. São experiências diferentes mas especiais. Fazia algum tempo que eu estava fora da sala de aula, passei pela vivência de direção de escola por 9 anos. Não creio que isso tenha me prejudicado, pelo contrário, passei a valorizar ainda mais os/as colegas docentes, ensinantes no seu ofício de professor/a, e aprendentes na sua condição de que da vida, não sabemos tudo, estamos sempre aprendendo. Mas o que há de tão especial? É o momento que estou vivendo, as oportunidades aparecendo, as formações que venho fazendo. Perceber o/a outro/a, colocar-me em seu lugar, perceber-me capaz de interagir, deixando-me afectar e afectando, ou seja, passar por alguém e me deixar nele/a, assim como um alguém passa por mim e se deixa em mim, me afecta. Essa talvez seja a magia da educação... estamos sempre nos comprometendo com alguém, pois nessa relação da pedagogia do afeto há como pressuposto básico o comprometimento, o querer. Tenho refletido que a educação inclusiva é muito além da questão das pessoas portadoras de alguma necessidade especial, mas a partir da perspectiva da Gestão do Cuidado, a inclusão é aceitar o meu semelhante como ele é, não pela sua condição de impossibilidade, mas pelas potencialidades a serem desenvolvidas, despertadas. Na ideia de ver o/a outro/a a partir do que é capaz transforma nossa forma de intervenção junto ao/às aprendentes. É como ver uma rocha e ouvir do escultor que ali há uma flor, basta retirar os excessos. São pontos de vista diferentes. 
Poderemos ver nossos/as educandos/as aprendentes a partir de pontos de vista diferentes, mas conclamo que à luz da gestão do cuidado possamos promover o processo de ensinância para uma educação humanista e emancipatória.
Especiais são todos e todas que se colocam em situação de aprender. Especiais são todos e todas que se colocam em situação de ensinar. Especial é a boniteza dessa relação e o que dela resultar.

Nenhum comentário: