Te convido:

Vida, profissão, religião, gostos, desgostos...

Caminhada como ensinante e aprendente.

Queres partilhar? Vem junto!!

Críticas, Perguntas, Respostas, Dúvidas...

Esperançar sempre!!



sábado, 1 de setembro de 2012



Neste vídeo poderemos pensar um pouco mais sobre o que venha ser inclusão, respeito, alteridade, resiliência, afetividade, comprometimento e esperança. Valores de suma importância ao processo pedagógico de ensinar e aprender.
Compartilho com colegas, amigos e amigas, alunos e alunas aprendentes me colocando na situação de também aprendente, na partilha desses saberes que nos mobilizam e nos desacomodam da inércia do "eu já sei isso"! Precisamos saber e fazer! A educação clama por coerência, por comprometimento, por esperança! Em nossas práticas docentes estabelecemos relações de cuidado e de afetividade que precisam ser consideradas e levadas a sério, nos comprometemos com nossos e nossas aprendentes na medida que oferecemos o que temos de mais precioso, que são nossos saberes já construídos, porém essa relação se reforça na mesma medida que os/as aprendentes percebem que, através de sua participação em aula também contribuem com nossa aprendência... a esse processo contínuo e recíproco de constante provocação de construção de conhecimento e de significação do mesmo... chamo educação! A educação inclusiva vai se dar quando nesse processo eu conseguir identificar e tentar diminuir ao máximo as situações de desvantagem entre os envolvidos e as envolvidas.

2 comentários:

Lilian disse...

Olá profe, vi o vídeo. Eu que sou das artes não tinha me dado conta da questão da produção artística da pessoa com deficiência. Muito legal!

Lilian disse...

Olá profe, vi o vídeo. Eu que sou das artes não tinha me dado conta da questão da produção artística da pessoa com deficiência. Muito legal!