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segunda-feira, 19 de abril de 2010

Escola@família.com
A presença das tecnologias na Escola são tão antigas quanto a própria Escola. Do quadro verde ao quadro branco, do giz à caneta, do lápis à lapiseira, do estilete ao apontador com depósito, do grude à cola em bastão, da borracha ao corretivo, do projetor de slides, episcópio, retroprojetor ao sonhado datashow, do mimeógrafo à máquina copiadora, impressora e scanner, fax, e-mail. Infelizmente essa não é uma evolução de todas as escolas, muitas ainda estão na forma mais primitiva de tecnologia.

As questões relacionadas à informatização são de suma relevância para o desenvolvimento e modernização da dinâmica escolar. A dinâmica das crianças e jovens que se comunicam com o simples toque dos dedos em seus celulares, ou teclando em msns, blogs e orkuts, com uma velocidade de dar inveja aos telegrafistas de século passado.

Pode parecer uma utopia, mas será sensacional o dia em que todos, mas todos, sem exceção tiverem acesso ao mundo pela internet. Acesso aos vários modos de relação com o mundo.

Mas assim a nossa relação educandos e educadores terminará? O giz e o quadro perderão seu lugar? E o caderno? A quadra de esportes, a sala de aula, o refeitório, o recreio, a fila na entrada, o tchau para a mãe no primeiro dia de aula. Afirmo que nada disso perderá seu valor, com certeza terá novas significações.

É sempre bom lembrar que para acessar a internet são necessários alguns pressupostos básicos. A alfabetização é fundamental, por mais monossilábica que seja a comunicação no msn. Vejam que para decifrar ou elaborar códigos é necessário conhecê-los. O raciocínio lógico matemático também estará presente.

Pais e Mães, não subestimem a capacidade dos educadores de seus filhos, a vivência e a experiência da vida adulta é mais importante que qualquer comunidade orkut possa apresentar. Não superestimem a capacidade dos seus filhos, pois sempre estarão em aprendizagem, precisarão buscar sempre mais. É também através das relações de convivência que poderá se dar a construção do conhecimento.

Mais uma vez o papel da família é crucial, pois é nesse grupo que deverá se estabelecer os limites. Como em qualquer família desde que o mundo é mundo.

Leila de Almeida Castillo Iabel
Licenciada em Educação Física - UFRGS/Porto Alegre, 2001. CREF 113 - G/RS
Pós-Graduada em Gestão e Supervisão Educacional - FACOS/Osório, 2005-2006.
Diretora da E.E.E.M.Ceará em Porto Alegre/RS, de 2002 a 2009.
Supervisora Educacional da E.E.E.M. Raul Pilla em Porto Alegre/RS desde janeiro de 2010.

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